top of page
Search
  • Writer's pictureÂngela Valpôrto

O acesso à escola não é o único fator que viabiliza o direito à educação.

Updated: Dec 5, 2019

De acordo com o Artigo 205 da Constituição Federal de 1988: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".


No entanto, frequentar a escola não é sinônimo de acessar um ensino de qualidade ou garantia de aprendizagem adequada. O infográfico abaixo mostra o afunilamento do acesso à educação e do nível de aprendizado entre o Ensino Fundamental I e o Ensino Médio.



Após finalizar o Ensino Médio, muitos brasileiros lutam para conquistar um diploma. No entanto, o acesso à educação não é garantia de conclusão do Ensino Superior. Fatores como classe social, a distância entre o local de moradia e de estudo, suporte familiar e saúde psicológica influenciam bastante na performance do aluno.


De acordo com a PNAD Contínua 2017, do IBGE, o principal motivo para que pessoas entre 15 e 29 anos abandonem os estudos é o trabalho. 39,7% dos entrevistados declarou que "trabalhava, procurava trabalho ou conseguiu trabalho que iria começar em breve". Com a piora na economia, é possível que o volume de jovens adultos que largam os estudos para gerar renda aumente ainda mais.


No documentário abaixo, produzido por Tainá Milena, Juliane Marinho e Dayane Gomes, é possível mergulhar na realidade de três estudantes que vivem dificuldades distintas para concluir o Ensino Superior.


Alexandre, Kimberly e Júlia mostram como a distância entre a casa e a universidade, estabilidade financeira, apoio familiar e estrutura física para a execução das atividades são fatores que influenciam diretamente na vida acadêmica. Confira:



Produzido por Tainá Milena, Juliane Marinho e Dayane Gomes

8 views0 comments
bottom of page