top of page
Search
  • Tainá Milena

A luta e a paixão dos estudantes de Licenciaturas

Updated: Dec 4, 2019

O sonho de compartilhar os aprendizados com estudantes ainda persiste na realidade de muitos futuros professores que lutam por uma educação melhor. De acordo com o Censo da Educação Superior entre 2010 e 2017, o número de estudantes de pedagogia e licenciaturas presenciais era de 251 mil e à distância 397 mil.


A estudante Estela Gomes, 22 anos, 8º período de Licenciatura em Matemática na Universidade De Pernambuco (UPE), sempre foi apaixonada pelos cálculos e decidiu ajudar a transformar vidas através do ensino. “Eu sempre vi a Matemática como uma porta de abertura para o mundo e percebi que eu poderia transmitir isso para os outros, por isso escolhi ser professora. Quero ajudar os outros a voar”, conta a estudante.


Com a estudante Ana Lopes a paixão de ensinar e proporcionar a mudança na vida de jovens não foi diferente. Atualmente no 6° período de Licenciatura em História no Centro Universitário Joaquim Nabuco, leciona em escola pública para turmas de 6° ao 9° ano. Como ex-estudante de escola pública ela sente-se no dever de fazer sempre mais pelos estudantes.


Você sabe a diferença entre Licenciatura, Bacharelado e Superior Tecnológico? Assista o vídeo abaixo e aprenda:




"Um aluno de escola pública muitas vezes precisa trabalhar e estudar, como conciliar isso? Já um aluno de escola particular, já entra em uma escola sabendo que aquela instituição é de um nível alto e ele acaba tendo o apoio da escola, dos pais para estudar, o ambiente que ele está inserido é totalmente diferente. A escola precisa dar o mesmo ponto de partida para todos os alunos, seja ela particular ou pública, a não ser isso, haverá desigualdade", esclarece a Ana.


A geração de estudantes universitários da atualidade é inquieta e quando pensamos nos dos que estudam licenciaturas ou pedagogia a inquietação ecoa em manifestações nas ruas. A estudante Tally Andrade, 21 anos, 3º período de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), participante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRPE, afirma a importância de participar das atividades de militância.


“Precisamos ser mais que professores em sala de aula, necessitamos de formar pensadores. Indo às ruas ajudo a garantir meu direito de estar em sala”, pontua a estudante.

O Diretório Central dos Estudantes é a entidade responsável pela representação dos estudantes nas reitorias e governos. Ocupando os papéis de fazer reivindicações, buscando os direitos da classe e prestando apoio para eventos e movimentos estudantis. O estudante de Administração da UFRPE, Will Jones, 23 anos, diretor do DEC na UFRPE garante o apoio para os estudantes da instituição. " Quando tem manifestação na rua não exitamos em ajudar, incentivamos, fazemos cartazes e vamos todos juntos estudantes de licenciaturas ou não, todos podemos fazer mais pela educação", finaliza.


Acesse a galeria de fotos dos entrevistados:




6 views0 comments
bottom of page