top of page
Search
  • Writer's pictureElton Henrique

A disparidade entre as escolas particulares e publicas no Brasil

Updated: Dec 5, 2019

Em pleno século XXI o Brasil passa por um momento muito conturbado na educação. Com as novas medidas de cortes no orçamento das Universidades Publicas, adotadas pelo Governo Federal no inicio de 2019, tem atingindo diversas camadas da população, principalmente as mais carentes, deixando-as com pouco aceso ao ensino educacional. Ao todo foram 1,7 bilhões de reais bloqueados no orçamento da educação, que da em torno de 24,84% do total. Quando vamos analisar mais a fundo, podemos constatar que a diferença entre os ensinos das escolas públicas e privadas no Brasil, são alarmantes. Não só apenas na qualidade de ensino, mas também na parte da infraestrutura das instituições, os métodos aplicados, a organização no ensino,, além das cobranças de rendimento dos alunos. No entanto, de maneira geral, os alunos da rede privada têm os melhores desempenhos.


Os resultados apresentados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) revelaram as enormes diferenças entre o público e o privado, que realmente colocam as instituições pagas na frente em todos os ciclos de ensino pulico no país. 

A desigualdade entre as duas redes é gritante ao comparar o quanto um aluno de escola pública aprende ao concluir o final do ensino médio (antigo 2º grau), em comparação com um da rede privada que finalizou o fundamental (antigo 1º grau), como relata a professora Diana Gonçalves, de Língua Portuguesa da rede particular de ensino "Lá em casa meus dois filhos (casal) estudam em colégio particular, porque eu sou professora do local a mais de 17 anos, então, a instituição permite que os dependentes dos  funcionários (filhos) estudem no local, com o valor na mensalidade bem menor que o normal. Já na casa da minha irmã, que e a minha vizinha,  as duas filhas dela estudam na rede pulica. De vez em quando eu tenho aceso as atividades deles, porque eles vem tirar algumas duvidas comigo. Quando eu vejo a diferença do ensino eu fico bastante impressionada. Assuntos que meus filhos estudaram já dominam a cerca de um ano, como matemática por exemplo, a disparidade são tremendas".




As mensalidades de muitas escolas particulares são valores astronômicos. No Brasil a classe media gasta por volta de um salario mínimo e meio (1.500,00) com a educação de apesar um filho. De acordo com o recém-divulgado estudo, o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que avalia a aprendizagem de alunos de 15 anos em 70 países e territórios, que e considerada uma das mais importantes do mundo no que diz respeito à educação, a avaliação mostra que estudantes mais ricos em escolas particulares se saíram apenas um pouco melhor que colegas de pior condição sócio-econômica que estudam na rede pública.


"Entre os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que organiza o relatório), o desempenho em ciências de um aluno de nível socioeconômico mais elevado é, em média, 38 pontos superior ao de um aluno com um nível socioeconômico menor. No Brasil, esta diferença corresponde a 27 pontos, o que equivale, aproximadamente, ao aprendizado de um ano letivo", afirma o relatório do Pisa. As informações são do site BBC Brasil.



5 views0 comments
bottom of page